IPC da FIPE sobe 0,16% na segunda quadrissemana de dezembro

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da USP divulgou a variação quadrissemanal do IPC (Índice de Preços ao Consumidor). O IPC para a segunda quadrissemana de dezembro registrou variação positiva de 0,16%. A variação é maior que a da primeira quadrissemana de dezembro, quando o IPC registrou alta de 0,03%.
A FIPE calcula a cada semana as variações quadrissemanais do IPC do município de São Paulo para a faixa de renda familiar entre 1 e 20 salários mínimos. A metodologia abrange um período total de 8 semanas, que compara as quatro finais com as quatro semanas iniciais. A cada prévia a semana mais antiga é substituída pela última coleta semanal.
A variação dos preços referente à segunda quadrissemana de dezembro, assim como na primeira quadrissemana do mês, foi puxado pela alta de 1,65% no setor dos transportes, em decorrência do aumento do preço dos combustíveis. Além dos transportes, as despesas pessoais (+0,44%), os gastos com habitação (+0,22%) e educação (+0,09%) também subiram no período. Por outro lado, a alimentação registrou variação negativa de 1,02% no período. Saúde (-0,01%) e vestuário (-0,09%) também registraram deflação no período.

Compartilhe