IPC da FIPE registra inflação de 0,26% em dezembro

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da USP divulgou a variação mensal do IPC (Índice de Preços ao Consumidor). O IPC relativo a dezembro registrou variação positiva de 0,26%. A variação é maior que a do mês de novembro, quando o IPC registrou deflação de 0,05%.
O IPC é divulgado pela FIPE todos os meses. A pesquisa de preços é feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 2 a 6 salários mínimos. A coleta dos dados vai do primeiro ao último dia de cada mês.
A variação dos preços referente à dezembro foi puxada pela alta de 1,81% no setor dos transportes. Somente este grupo respondeu por uma contribuição de 0,287% no índice total, ou seja, excluindo-se o grupo transportes, o índice teria apresentado nova deflação em dezembro. Além do grupo transportes, os gastos com habitação (+0,38%), educação (+0,16%), saúde (+0,16%) e as despesas pessoais (+0,14%) também subiram no período. Por outro lado, alimentação e vestuário registraram variação negativa de 0,78% e 0,14%, respectivamente, no período.

Compartilhe