A FIPE divulgou hoje uma variação positiva de 0,08% no IPC (Índide de Preços ao Consumidor) referente à terceira quadrissemana de fevereiro. A variação é menor do que a da segunda quadrissemana deste mês, quando o IPC registrou alta de 0,14%.
A variação dos preços na terceira quadrissemana de janeiro foi puxada pela alta de 0,99% no setor de educação, ainda devido ao início do ano letivo porém com menor intensidade do que na última medição. Além da educação, os gastos com saúde (+0,59%), transporte (+0,29%), habitação (+0,14%) e despesas pessoais (+0,04%) também contribuíram para a alta do índice. Por outro lado, neste período, os setores de vestuário (-0,68%) e alimentação (-0,26%) registraram variação negativa.
A FIPE calcula a cada semana as variações quadrissemanais do IPC do município de São Paulo para a faixa de renda familiar entre 1 e 20 salários mínimos. A metodologia abrange um período total de 8 semanas, que compara as quatro finais com as quatro semanas iniciais. A cada prévia, a semana mais antiga é substituída pela última coleta semanal.