Investidores que preferem ações de tecnologia aplicam mais a curto prazo

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As empresas que compõem o Nasdaq 100, índice que concentra as 100 maiores companhias listadas na bolsa eletrônica, apresentam um turnover muito maior que o das empresas listadas no índice Dow Jones Industrial. O turnover representa a relação entre o volume financeiro negociado e valor de mercado da empresa, ou seja, quanto do valor de mercado da empresa foi negociado na média dada o fechamento de hoje. A tabela a seguir relaciona as 5 empresas de cada índice que apresentam as maiores proporções.

A explicação para tal fenômeno está na diferença entre os perfis dos investidores que aplicam seus recursos nas empresas tradicionais ou nas empresas de tecnologia. Enquanto o primeiro investe mais a longo prazo, gerando assim um turnover menor, o segundo está mais atento às oscilações de curto prazo, levando a uma alta proporção entre o volume negociado e o valor de mercado das empresas.

Dow Jones Industrial


















Empresa Turnover*
Microsoft 0,92%
Honeywell 0,82%
Intel 0,80%
Kodak 0,67%
International Paper 0,63%

Nasdaq 100

















Empresa Turnover*
Spectra Laboratories 7,4%
PMC Sierra Inc 6,1%
Ciena Corp 5,6%
Applied Micro Circuits 5,3%
Broadvision 4,6%

* Turn Over médio, calculado a partir do número de ações negociadas ao longo dos últimos 30 dias, cotação e valor de mercado de hoje (fechamento).

Compartilhe