No radar do mercado

Investidores na China temem perdas após feriados prolongados

Índice de referência CSI 300 recuou 4,6% neste início de ano e está prestes a entrar em território pessimista

Por  Bloomberg -

(Bloomberg) – A experiência com feriados prolongados e grandes eventos ajuda a explicar a urgência dos investidores da China para realizar ganhos antes do Festival da Primavera, que começa na próxima segunda-feira.

O giro caiu para perto do menor nível em oito meses nesta quarta-feira. Os investidores chineses estão desmontando algumas das operações mais arriscadas. O índice de referência CSI 300 recuou 4,6% neste início de ano e está prestes a entrar em território pessimista.

Investidores na China aprenderam com surpresas desagradáveis após longas pausas no passado. O CSI 300 perdeu 5,8% no primeiro pregão após a semana de descanso ligada ao Dia do Trabalho, em maio de 2019, quando os mercados reagiram a postagens do então presidente Donald Trump que sinalizavam a escalada da guerra comercial entre China e EUA.

O índice desabou 8% em um único pregão na volta do Festival da Primavera em 2020, quando o surto de Covid-19 se agravou.

O movimento de valorização das ações no início do ano passado foi subitamente interrompido quando terminou o Festival da Primavera, que celebra o Ano Novo Lunar. Investidores voltaram do feriado e se depararam com um sentimento de aversão a risco que derrubou as bolsas globais, após o banco central dos EUA adotar um tom mais agressivo. O CSI 300 caiu 14% em menos de três semanas.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que começam em Pequim na próxima semana, durante o feriado, não são motivo para animação, considerando o que aconteceu da outra vez. O principal índice do mercado acionário chinês recuou 12% durante as Olimpíadas de Verão, realizadas na capital do país em 2008.

Mesmo sendo bem coordenados, os eventos políticos também não acalmam os investidores. Apesar da expectativa de estabilidade em meio às comemorações do Centenário do Partido Comunista em julho passado, o índice de ações entregou seu pior desempenho mensal de 2021.

Desde 2009, o CSI 300 teve mais quedas do que ganhos durante a reunião anual do Congresso Nacional Popular, o encontro político mais importante do ano, que geralmente ocorre em março.

A mídia estatal vem tentando tranquilizar investidores depois que o CSI 300 atingiu seu pior nível em 15 meses na terça-feira. Um artigo publicado na primeira página no Securities Daily no dia seguinte incentivou investidores institucionais a “mostrar alguma espinha dorsal” e “assumir a responsabilidade de orientar o investimento em valor”.

Até agora, não houve grande reação nesse sentido. A maioria dos índices acionários avançou menos de 1% na quarta-feira.

Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês

Compartilhe