Investidores exageraram no pânico e mercados devem subir ainda mais, afirma Jim Rogers

Para o empresário e investidor, ações de empresas aéreas e hotéis são bons investimentos agora. Mas também vale ter ouro na carteira

Giuliana Napolitano

Jim Rogers (crédito: Wikimedia Commons)

Publicidade

SÃO PAULO – A alta dos mercados nesta terça-feira mostra que os investidores exageraram no pessimismo ontem. Aliás, não só os investidores, mas os governos e bancos centrais. A partir de agora, a tendência é de valorização das bolsas.

A análise foi feita por Jim Rogers, empresário e investidor que criou, junto com o gestor George Soros, um dos fundos de hedge mais rentáveis do mundo, o Quantum Fund.

“O medo dominou mercados. Além disso, governos e bancos centrais entraram em pânico e mostraram que farão o que puderem para salvar o dia. A consequência é que devemos ver um rali nos próximos dias ou até meses”, disse ao InfoMoney.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Rogers, com esse estímulo das autoridades, a alta das ações deve acontecer apesar da situação ruim da economia mundial, que, na sua avaliação, entrará em recessão em até dois anos.

“Os sinais já estão por aí, em países como Índia e outros de menor relevância para o mundo, como a Argentina. E isso vai se espalhar”, afirmou, acrescentando que os Estados Unidos também devem entrar em recessão.

“E, quando isso acontece na economia americana, nenhum país escapa ileso – a não ser a Coreia do Norte.”

Continua depois da publicidade

Rogers fez um paralelo entre a situação da economia mundial hoje e a crise financeira de 2008. “Os problemas tiveram início de forma isolada e pouca gente deu importância, até que o banco Lehman Brothers quebrou e ficou claro que aquela era uma crise grave”, disse.

Especialista em commodities – nos anos 90, ele criou o Rogers International Commodity Index, que se tornou uma referência no mercado –, o investidor não vê os preços do petróleo nem os do minério de ferro se recuperando rapidamente.

“A economia da Ásia deve melhorar, mas não veremos o boom dos últimos anos”, afirmou.

Ouro, prata e empresas aéreas

Na avaliação do Rogers, as ações de empresas aéreas, redes de restaurantes e hotéis são boas oportunidades de investimento agora.

Ainda que essas companhias sofram com os efeitos da disseminação do coronavírus, os preços dos papéis caíram demais, justificou o investidor.

Como proteção, ele diz que voltou a aplicar em ouro e prata no ano passado. “Fiquei fora desses mercados de 2010 a 2019, mas atualmente acredito que são boas opções quando vier uma maior turbulência na economia global.”

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta gratuita na XP.

Giuliana Napolitano

Editora-chefe do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre finanças e negócios. É co-autora do livro Fora da Curva, que reúne as histórias de alguns dos principais investidores do país.