Investidores de ouro apostam em rali com taxas negativas

O ouro atingiu o nível mais alto em mais de seis anos diante do corte dos juros pelo Federal Reserve e outros bancos centrais em meio à guerra comercial

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Para investidores de ouro, a crescente lista de indicadores negativos nos mercados financeiros este ano está criando uma perspectiva muito positiva. Entre os principais estão as taxas de juros reais negativas, que reforçam o argumento para manter o metal precioso e alimentam expectativas de maior valorização.

O ouro atingiu o nível mais alto em mais de seis anos diante do corte dos juros pelo Federal Reserve e outros bancos centrais em meio à guerra comercial, enquanto a inflação permanece estável. Com os preços dos títulos de dívida subindo devido à maior demanda dos investidores por segurança, os rendimentos atuais são inferiores ao ritmo de alta dos preços ao consumidor. É uma enorme vantagem para o ouro, que não paga juros.

“A taxa real representa o custo de oportunidade de manter um ativo sem rendimento como o ouro”, disse Harry Tchilinguirian, chefe de estratégia de mercados de commodities no BNP Paribas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Um ambiente de taxa real mais baixa reforça a demanda atual por segurança com o ouro gerada por riscos de desaceleração para o cenário econômico associados às relações comerciais sino-americanas.”

O ouro acumula alta superior a 20% em 2019, tendo superado US$ 1.500 a onça, com a demanda tendo sido puxada pelas tensões comerciais globais, desaceleração do crescimento econômico e investidores que buscam alternativas aos ativos de risco, incluindo ações.

O cenário conturbado levou o Fed a reduzir os juros nos EUA pela primeira vez em mais de uma década. No mercado global, o volume de dívida com rendimento negativo ultrapassou US$ 16 trilhões este mês.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Tópicos relacionados