Publicidade
SÃO PAULO – Nos EUA, os investidores seguem avaliando os comentários do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld. Além disso, o mercado também estará atento à divulgação de importantes indicadores econômicos e resultados corporativos.
Rumsfeld afirma que país está pronto para atacar
Na quinta-feira, Rumsfeld em entrevista a um programa televisivo afirmou que os exércitos norte-americanos e britânicos estão prontos para atacar o Iraque e dependem apenas de uma autorização do presidente George W. Bush. O secretário acredita que após o início do conflito, diversos países irão se aliar aos EUA.
Existem atualmente na região do Golfo Pérsico, em torno de 150 mil soldados prontos a atacar. O secretário também declarou que já existe um plano alternativo, caso a Turquia não ofereça apoio ao ataque. Com isso, o temor de um conflito armado já no curto prazo voltou a tomar conta dos investidores, o que pode acabar refletindo no pregão dessa sexta-feira.
Inflação ao consumidor sai nessa sexta-feira
O mercado deve seguir atento à divulgação do indicador econômico Consumer Price Index, que mede o nível dos preços aos consumidores, e deve apontar alta de 0,3% em janeiro frente ao 0,1% apurados no mês anterior. Já o Core CPI, que exclui os preços dos alimentos e da energia, deve sinalizar avanço para 0,2% frente à alta de 0,1% apurada no mês anterior.
A alta do PPI na quinta-feira, que apontou avanço para 1,6% em janeiro, a maior alta em treze anos, em função do aumento nos preços dos combustíveis, principalmente, do petróleo, que disparou no mercado internacional com a greve geral na Venezuela e o temor de guerra.
Se o CPI também mostrar aceleração da inflação, os investidores devem começar a pressionar o Federal Reserve para tomar uma atitude mais severa para controlar o avanço da inflação.
Continua depois da publicidade
O departamento do Tesouro dos EUA deve anunciar também o resultado primário do governo durante o mês de janeiro. O mercado aposta num montante da ordem de US$ 10 bilhões frente aos US$ 43,7 bilhões do ano anterior.
Merrill Lynch revisa recomendações do setor de tecnologia
Além disso, o banco de investimentos Merrill Lynch decidiu revisar os papéis dos setores de tecnologia, com elevação da recomendação para as ações do setor de internet de equal weight para overweight e do setor de equipamentos de comunicação de underweight para equalweight.
Em contrapartida, a instituição decidiu rebaixar a recomendação dos papéis do setor de serviços de overweight para equal weight e do setor de hardware de overweight para underweight.
Continua depois da publicidade
Nessa sexta-feira, a fabricante de chips Texas Instruments anunciou que pretende recomprar cerca de 18 milhões de ações. Enquanto isso, a varejista Nordstrom reportou aumento nos ganhos no quarto trimestre, contudo, revisou para baixo as perspectivas de ganhos no primeiro trimestre desse ano e no fechado do ano.
Segundo informações do portal norte-americano InvestorGuide, as expectativas de lucro por
ação e os resultados auferidos no mesmo período do ano anterior para as companhias que divulgarão resultados hoje são:
Empresa Esperado Anterior Agilent(A): -0,17 -0,29
As informações acima referem-se ao lucro por ação em dólares.