Commodities

Integrantes da OPEP têm o direito de produzir o que querem, diz Arábia Saudita

"O Irã é membro da OPEP e um produtor oficial. Já dissemos alguma vez ao Irã o que produzir?", questionou Naimi a repórteres antes da reunião do grupo em Viena

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

O Irã e os outros integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) têm o direito soberano de produzir o que querem, disse o ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi.

“O Irã é membro da OPEP e um produtor oficial. Já dissemos alguma vez ao Irã o que produzir?”, questionou Naimi a repórteres antes da reunião do grupo em Viena. “Vocês sabem que a produção é um direito soberano. Eu diria que eles (o Irã) estão livres para fazer o que eles querem. Vocês sabem que é um mercado livre. Todo mundo têm o direito de produzir a quantidade desejada”, disse o dirigente.

O ministro afirmou também que a demanda está crescendo e a oferta está diminuindo, mas os preços estão melhorando lentamente. A Arábia Saudita, maior produtor de petróleo do grupo, no entanto, não está exposta a qualquer risco devido aos preços mais baixos do petróleo, disse ele.

Aprenda a investir na bolsa

“Vocês provavelmente veem uma série de riscos na vida. Eu não”, apontou Naimi. Quando perguntado se ele prevê que os preços devem avançar no segundo semestre do ano, Naimi respondeu: “Vocês gostariam de ir comigo para Las Vegas. Estão perguntando sobre o futuro. Quem tem uma máquina de prever o futuro?”. Fonte: Dow Jones Newswires.