Instabilidade se mantém e índices de Wall Street fecham com sinais opostos

Restrição de crédito na China puxa commodities para baixo; contudo, desempenho de techs garante os ganhos do Nasdaq

Publicidade

SÃO PAULO – Após iniciarem o pregão no campo negativo, os principais índices acionários dos EUA deram sinais de melhoria durante a tarde, repercutindo o bom desempenho das techs. Dessa forma, enquanto Dow Jones e S&P 500 terminaram esta sexta-feira (12) em queda, o índice Nasdaq, composto pelas principais companhias tecnológicas, encerrou o dia em alta.

Apesar do dia instável, os três índices de ações da bolsa norte-americana terminaram a semana no azul. O Nasdaq liderou o período ao avançar 1,98%, enquanto Dow Jones e S&P 500 subiram 0,87% e 0,88%, respectivamente.

Techs em alta
A Motorola aparece como um dos principais destaques de ganhos, após anunciar o plano de divisão para 2011. A companhia espera dividir-se em duas empresas no primeiro trimestre do ano, uma concentrada em celulares e decodificadores para TV e outra em produtos para redes empresariais, buscando melhorar sua posição em ambos os mercados. Em resposta, suas ações dispararam 7,52%.

Na pauta de resultados, a McAfee também conseguiu se sobressair. A companhia especializada softwares de segurança viu seus papéis subirem 5,12%, após relatar um lucro acima do que era esperado pelos analistas de mercado durante o quarto trimestre de 2009.

Seguindo a esteira de ganhos do setor, os papéis da Intel (1,84%) e da IBM (+0,22%) contrariaram a tendência apresentada por todas as outras ações negociadas no índice Dow Jones e terminaram o pregão no azul. Já a Research In Motion subiu 3,1% no Nasdaq, após a Wedbush Morgan elevar a recomendação de seus ativos para acima da média do mercado, acreditando que a companhia está “excepcionalmente bem posicionada”.

China pressiona commodities
Na outra ponta do principal índice da bolsa norte-americana aparecem os papéis da siderúrgica Alcoa, que recuaram 2,2% por conta da queda nos preços das commodities metálicas. Freeport-McMoRan Copper & Gold (-0,66%), GoldCorp (-0,72%) e Barrick Gold (-1%) também recuaram nesta sexta-feira, no lastro da onça de ouro.

Continua depois da publicidade

Contribuindo para a queda nos preços dos materiais básicos, o governo chinês voltou a aumentar o montante destinado ao depósito compulsório dos bancos do país, como forma de evitar o crescimento exacerbado da economia local. Essa medida influiu diretamente nas cotações dessas matérias-primas, em meio à expectativa de retração na demanda chinesa.

Destaques negativos
O Bank of America Merrill Lynch cortou a recomendação  dos papéis da 3M, indo de neutra para underperform (desempenho abaixo da média do mercado), citando valuations que não encontram-se atrativos. Em resposta, as ações recuaram 1,36% em Wall Street.

A temporada de resultados também trouxe surpresas negativas aos investidores. Buffalo Wild Wings e General Cable trouxeram números piores que o esperado, levando suas ações a quedas de 11,28% e 13,21%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Agenda cheia
Na pauta econômica, as vendas no mercado varejista revelaram alta de 0,5% em janeiro, superando as estimativas de 0,3%. Contudo, tanto a confiança do consumidor em fevereiro quanto os níveis de estoques das empresas em dezembro ficaram aquém do esperado.

Ainda na principal economia do mundo, os estoques de petróleo avançaram na passagem semanal 0,7%, atingindo o patamar de 331,4 milhões de barris. 

Índices fecham sem tendência definida
O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em leve baixa de 0,44% a 10.099 pontos, acumulando no ano forte baixa de 3,15%. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve desvalorização de 0,27% atingindo 1.076 pontos e caindo 3,55% no ano.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou alta de 0,28% hoje, chegando a 2.184 pontos e acumulando no ano forte baixa de 3,77%.

% Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
 Nasdaq +0,28 2.184 -5,39 -3,77 
 S&P 500 -0,27 1.076 -6,12 -3,55 
 Dow Jones -0,44 10.099 -5,45 -3,15 

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers