INPC registra variação positiva de 0,30% nos preços em outubro

A inflação medida pelo indicador ficou acima da reportada em setembro, de 0,25%; preços dos alimentos subiram 0,55%

Por  Rafael de Souza -

SÃO PAULO – O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrou variação positiva de 0,30% nos preços em outubro, superior àquela apurada em setembro, de 0,25%.

O acumulado em 2007 situou-se em 3,70%, acima da taxa apurada no ano passado (+1,75%). Nos últimos doze meses, a alta nos preços medida pelo INPC foi de 4,78%, abaixo dos 4,92% mensurados nos doze meses imediatamente anteriores.

Vale lembrar que, em outubro de 2006, o INPC registrou inflação de 0,43%. Em conjunto com o IPCA, o índice foi divulgado na manhã desta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Belém tem maior alta

Segundo o IBGE, o preço dos produtos alimentícios apresentou variação positiva de 0,55% em outubro, enquanto os produtos não-alimentícios marcaram inflação de 0,20%.

Os maiores índices regionais foram registrados em Belém, com alta de 0,82% enquanto Curitiba registrou o menor resultado, inflação de 0,06%.

Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.

Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.

Compartilhe