INPC mostra inflação mais amena em julho, ao apurar alta de 0,23%

Taxa foi 0,19 ponto percentual inferior à observada no mês passado; São Paulo registrou o maior aumento nos preços

Thiago Gomes Amorim

Publicidade

SÃO PAULO – O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrou alta de 0,23% em julho, taxa 0,19 ponto percentual abaixo da apurada em junho (0,42%). No acumulado em 12 meses, a variação foi de 4,57%, abaixo da mostrada no mesmo período de 2008 (4,94%).

Segundo os números publicados pela manhã, a taxa calculada também foi menor do que a observada no mesmo mês do ano passado, quando fora revelada alta de 0,58%.

Em conjunto com o IPCA, o índice foi divulgado na manhã desta sexta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Continua depois da publicidade

São Paulo tem maior alta

Os maiores avanços nos índices regionais foram registrados em São Paulo, com alta de 0,79%, enquanto o menor resultado ocorreu em Belém, onde foi apurada variação negativa de 0,14%.

Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.

Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.