Publicidade
SÃO PAULO – O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrou alta de 0,16% em setembro, taxa 0,08 ponto percentual acima da apurada em agosto (0,08%). No acumulado em 12 meses, a variação foi de 4,45%, próxima à mostrada no mesmo período de 2008 (4,44%).
Segundo os números publicados pela manhã, a taxa calculada também se aproximou da que fora revelada no mesmo mês do ano passado (0,15%).
Em conjunto com o IPCA, o índice foi divulgado na manhã desta quinta-feira (08) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Brasília tem maior alta
Os maiores avanços nos índices regionais foram registrados em Brasília, com alta de 0,36%, enquanto o menor resultado ocorreu em Belém, onde foi apurada variação negativa de 0,17%.
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.