Informações divergentes geram confusão sobre morte de Fidel Castro

Na noite de ontem começaram rumores de que o governo cubano teria convocado uma coletiva para falar do estado de saúde do líder político; Imprensa Internacional nega tal convocação

Publicidade

SÃO PAULO – Desde a noite de ontem a imprensa cubana está agitada por uma convocação do governo local para falar sobre a saúde do ex-presidente Fidel Castro. Nos últimos dias, rumores sobre a possível morte dele, que não aparece publicamente há um ano, aumentaram. Porém, no fim da manhã desta sexta-feira (9) jornalistas que estão no País passaram a apresentar informações bastante divergentes sobre a coletiva.

Segundo o Diário Las Américas, a convocação foi suspensa pelo governo, que não prestou nenhum esclarecimento sobre o que está acontecendo e nem sobre a saúde de Fidel. Enquanto isso, o jornal local Diário de Cuba disse que o Centro de Imprensa Internacional de Havana negou qualquer convocação para uma coletiva de imprensa.

Ontem, boatos ganharam força alimentados por meios de comunicação hispânicos nos Estados Unidos e por representantes da comunidade cubana no exílio, que teriam detectado tensão pouco comum entre os familiares de Fidel e de pessoas ligadas aos militares da ilha.

Continua depois da publicidade

Testemunhas afirmam ainda que o governo mandou restaurar ruas e avenidas em direção ao cemitério de Santa Efigênia, em Santiago de Cuba, onde autoridades estariam terminando o mausoléu onde Fidel seria sepultado.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que rumores sobre a morte dele se espalham, ocorrendo desde que ele se tornou comandante da Revolução Cubana. 

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.