InfoMoney ganha dois colunistas: Guilherme Affonso Ferreira e Cesar Grafietti

Cesar Grafietti escreverá sobre a gestão e as finanças do esporte; Affonso Ferreira vai contar sua experiência como um dos maiores investidores da Bolsa brasileira

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O InfoMoney acaba de ganhar mais dois colunistas: Cesar Grafietti, especialista em esportes e finanças, e Guilherme Affonso Ferreira, um dos maiores investidores individuais da Bolsa brasileira

Com perfis bem diferentes, eles vão ampliar o leque de assuntos que o InfoMoney aborda com histórias interessantes e análises embasadas.

Grafietti é economista, foi executivo do banco Itaú e BBA e se especializou em analisar a gestão e as finanças do esporte. Seu relatório sobre a situação financeira dos clubes brasileiros de futebol tornou-se referência no país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Atualmente, é consultor da CBF e escreve relatórios para o BBA e a consultoria EY. No InfoMoney, ele escreverá sobre os números de todos os esportes, das ligas americanas ao tênis. Confira sua primeira coluna, sobre os bilhões que movimentam o futebol europeu.

Affonso Ferreira vai escrever sobre sua experiência na Bolsa. Ele começou a investir em ações nos anos 80, pouco depois de se formar em engenharia, quando ficou responsável por aplicar o caixa da empresa de seu pai, uma revendedora da fabricante de máquinas, motores e veículos pesados Caterpillar.

Depois de um tempo, seu pai vendeu a empresa e os recursos foram usados para montar uma carteira de ações. A filosofia de investimentos era comprar participações relevantes em empresas para poder participar de decisões estratégicas.

Continua depois da publicidade

Uma de suas grandes tacadas foi a compra de ações do Unibanco. Affonso Ferreira foi membro do conselho de administração e acionista relevante do banco entre 1984 e 2008, quando o banco se fundiu ao Itaú. Nesse período, teve um rendimento de 70% ao ano, em dólares, com as ações do Unibanco.

Atualmente, é sócio da Teorema Gestão de Ativos e conselheiro de empresas como Arezzo, B3, M. Dias Branco e T4F. De 2015 a 2018, foi conselheiro da Petrobras, participando ativamente do programa de recuperação da companhia.

Invista seu dinheiro com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta gratuita na XP.