Inflação na China atinge em julho maior nível em 17 meses

O governo chinês tem a meta de manter a inflação ao consumidor abaixo de 3% em 2019

Estadão Conteúdo

Publicidade

A taxa anual de inflação ao consumidor da China ganhou força em julho e atingiu máxima em 17 meses, impulsionada pelos custos de alimentos, segundo dados oficiais.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) chinês subiu 2,8% no mês passado ante julho de 2018, depois de avançar 2,7% na comparação anual de junho, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês) do país. O resultado do CPI de julho ficou um pouco acima da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 2,7%.

Em relação ao mês anterior, o CPI da China teve acréscimo de 0,4% em julho. Em junho, o índice havia recuado 0,1% ante maio.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O governo chinês tem a meta de manter a inflação ao consumidor abaixo de 3% em 2019.

O NBS também divulgou números sobre a inflação ao produtor. O chamado índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China teve queda de 0,3% na comparação anual de julho, após se manter estável em junho. A projeção do mercado para julho era de recuo de 0,1%.

No confronto mensal, o PPI chinês diminuiu 0,2% em julho. Em junho, o PPI havia caído 0,3% ante maio. 

Continua depois da publicidade

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta na XP – é grátis!