
SÃO PAULO – A corretora Indusval & Partners publicou sua carteira recomendada para o mês de novembro, com 13 sugestões de ações. Comparado com o portfólio de outubro, a instituição decidiu realizar duas mudanças nas recomendações, mas seguindo com o perfil conservador.
Para o mês, a equipe de análise do banco optou por excluir as ações da CCR (CCRO3) e do Pão de Açúcar (PCAR4). Em substituição, o banco incluiu os papéis TIM (TIMP3) e da Transmissão Paulista (TRPL4).
De acordo com a instituição, após as diversas exigências feitas pelo governo o setor de telefonia já está com as notícias negativas precificadas. Com o balanço já publicado, a TIM mostrou bom resultado, muito próximo das expectativas do mercado.
Já no setor elétrico, com a divulgação dos novos valores da tarifa e o valor de indenização para cada ativo de geração e transmissão pela Aneel, a Cteep deve ser a empresa com os valores mais próximos de sua contabilização, segundo a corretora.
Desempenho anterior
A carteira sugerida em setembro subiu 3,86%, ante uma queda do Ibovespa de 3,56%. Os papéis que tiveram um bom desempenho na carteira foram a Comgás (+17,32%), Kroton (+17,00%) e Klabin (+12,55%). Por outro lado, a Autometal (-10,53%), a Petrobras (-7,02%) e a Iochpe Maxion (-6,39%) ficaram com baixo desempenho, aponta Mitsuko.
A diretora de análise ressalta ainda afirma que mesmo com resultados fracos, a Petrobrás deve sofrer um novo reajuste de combustível em 2012, com reflexo positivo para o primeiro trimestre de 2013. Já no caso da Vale, os altos valores cobrados pelo minério de ferro registrados em outubro não devem permanecer nesse patamar, além dos problemas com royalties que totalizam R$ 4 bilhões.
Confira a carteira recomendada para o mês de novembro: