Indústria quer mais produção e eficiência para o segundo semestre de 2007

Das empresas que planejam investimentos, 47% esperam alocar em aumento da produção e 34% em eficiência produtiva

Publicidade

SÃO PAULO – A busca pelo aumento da produção e da eficiência são os principais motivos que guiaram a expectativa de aumento dos investimentos da indústria de transformação no segundo semestre de 2007.

A constatação refere-se à Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação – Quesitos Especiais, divulgado nesta sexta-feira (18) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mais investimentos

A pesquisa mostra que 34% das empresas consultadas planejam aumentar os investimentos no segundo semestre do ano e apenas 14% planejam reduzir investimentos.

A evolução dos investimentos se apresenta mais favorável para os produtores de bens de capital e intermediários, “enquanto para os produtores de bens de consumo e de materiais de construção, há um ligeiro arrefecimento do ímpeto investidor”.

Motivos

Entre as empresas que planejam aumentar os investimentos, a expansão da capacidade de produção foi citada por 47% das empresas. Outra razão citada por 31% dos empresários foi o aumento da eficiência produtiva.

Apenas 6% das empresas afirmaram não ter um programa de investimento.

Continua depois da publicidade

Impedimento

A carga tributária continua sendo o principal ponto destacado pela indústria como barreira para o aumento dos investimentos, sendo citado por 49% das empresas, 4 pontos percentuais acima do registrado no ano anterior.

Na segunda posição aparece a incerteza da demanda, apontada por 32% das companhias. O custo do financiamento foi lembrado por 18% das empresas.