Europa

Índice europeu cai à mínima em 3 meses e meio por apreensão com alta de juros nos EUA

As perdas vieram em linha com quedas das bolsas norte-americanas e asiáticas, após uma série de indicadores econômicos recentes sobre os EUA

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

LONDRES – O principal índice europeu de ações fechou em queda nesta terça-feira, após atingir a mínima em três meses e maio acompanhando outros mercados globais diante de crescentes preocupações com o impacto de um ciclo de alta de juros nos Estados Unidos, que poderia começar já a partir de setembro.

O índice FTSEurofirst 300 caiu pela sexta sessão consecutiva e encerrou com baixa de 0,44 por cento, a 1.522 pontos, após chegar a 1.507 pontos, menor nível desde meados de fevereiro. O índice acumulou queda de mais de 7 por cento nas últimas duas semanas.

As perdas vieram em linha com quedas das bolsas norte-americanas e asiáticas, após uma série de indicadores econômicos recentes sobre os EUA. Esses números incluem dados mais fortes que o esperado sobre o mercado de trabalho em maio, que alimentaram expectativas de alta dos juros do pelo em setembro, mais cedo do que alguns esperavam.

Aprenda a investir na bolsa

“Tivemos uma recuperação de alguns indicadores econômicos dos EUA e esse desenvolvimento tende a vir de mãos dadas com temores de alta dos juros”, disse o estrategista de ações do HSBC Global Research Robert Parkes.

“Não estamos descartando o potencial de volatilidade no curto prazo, mas fundamentalmente acreditamos que o mercado ainda terá suporte no longo prazo. Esperamos que o crescimento dos lucros venha significativamente acima das expectativas neste ano e isso, combinado com o ‘quantitative easing’ na Europa, manterá intacto o viés positivo nos mercados”, acrescentou.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,53 por cento, a 6.753 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,58 por cento, a 11.001 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,15 por cento, a 4.850 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,51 por cento, a 22.527 pontos.

PUBLICIDADE

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,19 por cento, a 10.938 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,01 por cento, a 5.649 pontos.