Publicidade
SÃO PAULO – O índice de preços ao produtor no Japão registrou queda recorde durante o mês de junho ao recuar 6,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, reportou o Bank of Japan nesta sexta-feira (10).
O resultado veio pior do que aquele registrado anteriormente, de -5,5% e também aquém das expectativas de mercado, que giravam em torno de queda de 6,4% para o período em questão, informou a rede de notícias Bloomberg.
A deflação tem sido um ponto de constante embate na região e diante dos recentes dados, as autoridades locais deverão focar ainda mais esforços para o controle dos preços.
Queda recorde
A queda anual registrada em junho foi a maior desde que o Banco Central do Japão (BoJ) começou a apurar o indicador, há quase cinqüenta anos (1960). Em comparação com o mês de maio os preços recuaram 0,3%.
Já o índice de preços aos consumidores japoneses também teve recuo recorde. A medida, preferida pelo BC local, caiu 1,1% em maio em relação ao mesmo período do ano anterior. O índice do setor de serviços registrou baixa recorde de 3%.