Indicadores econômicos alimentam pessimismo e risco-Brasil sobe 14 pontos

Volume de vendas no mercado varejista dos EUA cai 2,8% e PIB europeu recua 0,2%; Global 40 opera com baixa de 0,30%

Publicidade

SÃO PAULO – Diante do indicador pessimista sobre o mercado varejista norte-americano, as bolsas na região seguem no vermelho. Ao mesmo tempo, o risco-Brasil mostra elevação de 14 pontos, cotado a 456 pontos. A confirmação de recessão na economia da Zona do Euro também traz pessimismo aos investidores.

O recuo de 2,8% do volume das vendas ao mercado varejista norte-americano em outubro se encarrega de justificar a realização de lucros em Wall Street após a disparada na véspera. Já na Europa, o Instituto de Estatística divulgou relatório apontando que a economia das quinze nações que adotam o euro como moeda recuou 0,2% durante o terceiro trimestre deste ano.

Com o clima de instabilidade nos mercados, o preço dos Treasuries segue com avanço, e os títulos da dívida externa brasileira contrariam esse movimento.

Risco-Brasil marca avanço

O indicador de risco-Brasil calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan opera a 456 pontos-base, alta de 14 pontos em relação ao fechamento anterior.

O principal título da dívida externa brasileira, o Global 40, opera em baixa de 0,30% na tarde desta sexta-feira, cotado a 115,65 centavos de dólar.

Confira abaixo a cotação do principal ativo da dívida externa brasileira:

Continua depois da publicidade

Ativo Último Anterior Var %
Global 40 115,65 116,00 -0,30