Mês tumultuado

Incertezas sobre demanda atingem preços de commodities; minério de ferro chega a cair mais de 8% na China

As perdas dão continuidade a um mês tumultuado para os preços dos metais

Por  Bloomberg -

(Bloomberg) — Commodities industriais, incluindo o cobre e o minério de ferro, perdem terreno diante do risco dos altos custos da energia para o crescimento global e obstáculos para a economia da China.

As cotações reverteram os ganhos iniciais: o cobre caiu para menos de US$ 10.000 a tonelada, o minério de ferro chegou a registrar queda de 8,7% e o alumínio também era negociado com perdas. A preocupação com o impacto inflacionário decorrente dos maiores preços das commodities aumentou nos últimos dias, com autoridades do Federal Reserve a um executivo da Tesla chamando a atenção para as pressões dos custos.

As perdas dão continuidade a um mês tumultuado para os preços dos metais, que atingiram recorde na semana passada devido aos efeitos da crise de energia global, que elevou custos para fundições e obrigou cortes na produção. Uma forte queda dos estoques de cobre na Bolsa de Metais de Londres (LME, na sigla em inglês) também influenciou os spreads de curto prazo. Mas os custos mais altos também podem ter efeitos indiretos ao atingir fabricantes e reduzir a demanda por matérias-primas.

O cobre mostrava queda de 2% na LME, para US$ 9.981 a tonelada às 8h37 (de Londres), enquanto o alumínio perdia 0,4%. Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura caíam 6,3%.

O diretor financeiro da Tesla, Zachary Kirkhorn, disse que a empresa sentiu o impacto dos preços mais altos das commodities, destacando a exposição à valorização do alumínio e do níquel em particular. É “possível que continuemos a ver mais obstáculos de custos como resultado desses movimentos”.

No mercado chinês, a incorporadora China Evergrande encerrou negociações para vender uma participação em sua unidade de administração de imóveis e disse que talvez não consiga cumprir suas obrigações financeiras. A crise prolongada se tornou um risco para a economia chinesa e soa o alerta sobre um contágio financeiro. O setor imobiliário responde por cerca de 30% da demanda por aço.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.

Compartilhe