Planeta pede socorro

Incêndios florestais tornam mundo irreconhecível

Incêndios destruíram florestas nativas, levaram ao deslocamento de centenas de milhares de pessoas e agravaram a poluição do ar

Esforços continuam para conter o incêndio na Floresta Nacional Sierra nos EUA (Foto: Pacific Southwest Forest Service, USDA)

(Bloomberg) – O calor extremo provocou alguns dos piores incêndios já registrados em muitas partes do globo. Incêndios florestais sem precedentes que começaram em dezembro passado na Austrália queimaram 17 milhões de hectares, uma área do tamanho do estado de Washington, e mataram pelo menos 33 pessoas.

A temporada de incêndios na Califórnia já bateu recordes, com cerca de 1,2 milhão de hectares queimados e 3.900 estruturas destruídas até 10 de setembro.

Em outros lugares, incêndios destruíram florestas nativas, levaram ao deslocamento de centenas de milhares de pessoas, agravaram a poluição do ar e liberaram dióxido de carbono que contribuirá ainda mais para o aquecimento global.

França

PUBLICIDADE

Incêndios impulsionados por fortes ventos obrigaram o deslocamento de 2.700 pessoas nos arredores da cidade de Marselha em agosto.

África do Sul

Um incêndio intensificado por ventos fortes queimou carros em Signal Hill, um popular mirante na Cidade do Cabo.

Califórnia

Grandes chamas escureceram os céus na área da Baía de São Francisco e levaram a deslocamentos de pessoas em grande parte do estado.

Grécia

No Peloponeso, 57 incêndios eclodiram em menos de 24 horas em julho, levando autoridades a ter que retirar moradores de cinco áreas residenciais.

Portugal

Um bombeiro morreu enquanto tentava salvar Castelo Branco, devastada por outro incêndio 17 anos antes.

Brasil

A Amazônia teve seu pior início de temporada de incêndios em pelo menos uma década, com mais de 10.136 queimadas detectadas nos primeiros 10 dias de agosto.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

PUBLICIDADE