Importação de fertilizantes cresce com destaque para compra de países árabes

Países árabes ganharam destaque no ano ao elevarem as vendas para o mercado brasileiro em 32%

Datagro

Publicidade

De janeiro a novembro deste ano, o Brasil elevou as importações de fertilizantes em 12,6% na comparação com igual período de 2015. Segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), foram adquiridas 22,3 milhões de toneladas nos onze primeiros meses do ano.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os principais fornecedores brasileiro no período foram Rússia, Canadá, Estados Unidos, Belarus e Marrocos. A Agência de Notícias Brasil-Árabe, por sua vez, ressalta que os países árabes ganharam destaque no ano ao elevarem as vendas para o mercado brasileiro em 32,2%.

Entre os árabes, o Marrocos se destacou com 1,2 milhão de toneladas de adubos enviadas para o Brasil de janeiro a novembro, com crescimento de 35,3% sobre igual período de 2015. O Catar forneceu 1,1 milhão de toneladas, volume 8,2% inferior na mesma comparação, e a Arábia Saudita vendeu 640 mil toneladas, aumento de quase três vezes.

Continua depois da publicidade

No tocante à produção brasileira de fertilizantes, o volume caiu 1,7% no acumulado deste ano até novembro, com 8,2 milhões de toneladas, e 3,1% no mês passado individualmente, com 761,5 mil toneladas.