Publicidade
SÃO PAULO – As vendas de imóveis em São Paulo registraram queda de 6,4% em outubro, com cerca de 1.341 unidades vendidas frente às 1.433 unidades de setembro. Apesar disto, no acumulado dos dez primeiros meses do ano o volume total de imóveis vendidos já está 1,1% acima daquele registrado no mesmo período em 2001. No total já foram vendidas 12.196 imóveis em 2002, frente a 12.062 no acumulado até outubro do ano passado.
Os dados fazem parte do levantamento mensal do Secovi (Sindicato da Habitação) sobre o mercado imobiliário para o mês de outubro, e foram divulgados nesta quinta-feira, dia 5.
IVV melhorou em 2002
Ainda mais relevante do que o número absoluto de imóveis vendidos é o índice de velocidade de vendas (IVV), que mede o percentual de imóveis colocados à venda que são vendidos durante um determinado período de tempo. Em outubro o IVV ficou em 9,6% ligeiramente abaixo dos 10% registrados em setembro.
Continua depois da publicidade
Em contrapartida, ao analisarmos o desempenho acumulado no ano, o IVV médio ficou em 8,3%, cerca de 0,5 ponto percentual acima do registrado no mesmo período em 2001. No que refere ao tipo de imóvel, o melhor desempenho ficou com os imóveis de três dormitórios, com IVV de 12,2%. Em seguida ficaram os imóveis de quatro quartos (IVV de 10,7%), os de dois dormitórios (IVV de 7,3%) e finalmente os de um dormitório (IVV de 4,4%).
Mais otimismo
Contrariando tendência registrada nos últimos meses, desta vez não foram os imóveis de alto padrão (quatro quartos) que venderam mais, depois de registrarem o maior IVV em agosto e setembro.
Na opinião do presidente do Secovi, Romeu Chap Chap, o bom desempenho dos imóveis de três dormitórios sugere que a classe média está mais confiante. O IVV do segmento só não foi maior porque a oferta de financiamentos foi insuficiente, já que os bancos adotaram uma postura mais conservadora na hora de conceder financiamentos.
O maior otimismo também fica evidente ao se analisar o crescimento de 41,1% no número de projetos aprovados entre janeiro e setembro, o que sugere que deverão acontecer vários lançamentos nos próximos meses.