Iguatemi e BB Premium Malls compram parte do Shopping Rio Sul

Acordo foi feito com Combrashop e envolve a emissão de CRIs pelo FII BB Premium Malls

Equipe InfoMoney

Shopping JK Iguatemi, complexo de compras de luxo na Zona Sul de São Paulo (Foto: Lucas Sampaio/InfoMoney)
Shopping JK Iguatemi, complexo de compras de luxo na Zona Sul de São Paulo (Foto: Lucas Sampaio/InfoMoney)

Publicidade

A Iguatemi (IGTI3) anunciou a assinatura de um acordo de investimento com a Combrashop para comprar 17% de participação no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, e, posteriormente, assumir a administração do empreendimento, de acordo com um fato relevante divulgado nesta segunda-feira (8).  

Segundo o comunicado, a Iguatemi realizará a operação em conjunto com o fundo imobiliário BB Premium Malls (BBIG11), que irá subscrever e integralizar Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) emitidos pela Combrashop. O Banco Safra foi o assessor exclusivo da Combrashop na operação. Os recursos captados com a dívida serão utilizados para adquirir o shopping.  

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos 

Continua depois da publicidade

O investimento da Iguatemi na operação será de aproximadamente R$ 360 milhões, sendo 70% do valor à vista e o restante em duas parcelas anuais corrigidas por juros. Isso representa um cap rate de entrada de 7,7% sobre o resultado operacional (NOI) estimado de 2024.  

Considerando as receitas de administração do empreendimento, líquidas de impostos, a empresa estima um cap rate implícito de 11% e uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 17,1% para o investimento. 

Após a conclusão da operação, as participações das partes envolvidas no shopping Rio Sul serão as seguintes:  

Continua depois da publicidade

• Combrashop será titular de 50,1%;  

• Iguatemi deterá 16,6%;  

• BBIG FII será titular de 33,3%. 

Continua depois da publicidade

“O Acordo de Investimento prevê que a Iguatemi será contratada como administradora do Shopping Rio Sul, após a conclusão da aquisição pela Combrashop”, informa o fato relevante. 

A Iguatemi destaca que esse investimento está alinhado à sua estratégia de estar presente nas principais propriedades nos mercados mais importantes do país. “A Iguatemi adicionará ao seu portfólio a participação em um dos shoppings mais relevantes do país, na cidade do Rio de Janeiro, que representa o segundo maior PIB do Brasil”. 

Shopping Rio Sul  

O Shopping Rio Sul, primeiro shopping construído no Rio de Janeiro, está localizado a 15 minutos do aeroporto Santos Dumont, em Botafogo, um dos principais bairros da cidade. O empreendimento tem 52 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL).  

Continua depois da publicidade

Seu entorno é considerado altamente qualificado, com 81% da área composta por domicílios de classes A/B e renda média duas vezes maior que a da cidade. Dentro de um raio de 5 km estão bairros como Ipanema, Copacabana, Leme, Lagoa, Flamengo e Leblon, além de pontos turísticos e cartões-postais da cidade.  

“Nos últimos anos, o empreendimento apresentou uma performance financeira robusta, com crescimento anual de dois dígitos na receita líquida entre 2021 e 2023”, afirmou a Iguatemi em comunicado.  

O negócio está sujeito à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).