IGP-M desacelera e sobe 0,42% na primeira prévia de fevereiro

INCC foi o único a não registrar desaceleração da inflação, com variação idêntica à indicada na primeira prévia de janeiro

•

Publicidade

SÃO PAULO – O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) referente ao primeiro decêndio do mês de fevereiro apontou inflação de 0,42%, 0,25 ponto percentual abaixo da alta nos preços apurada no mesmo período em janeiro (0,67%).

Entre os índices que compõem o IGP-M, o INCC foi o único a não registrar desaceleração da inflação no período em questão, tendo registrado variação idêntica à medida em janeiro.

Grupo 1ª prévia Fevereiro/2008
(em %)
1ª prévia Janeiro/2008
(em %)
Variação
(em pontos percentuais)
IPA +0,50 +0,76 -0,26
IPC +0,16 +0,47 -0,31
INCC +0,52 +0,52 0,00
IGP-M +0,42 +0,67 -0,25

Fonte: FGV

O IGP-M foi divulgado na manhã desta terça-feira (12), pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Metodologia de cálculo do IGP-M

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.

O IGP-M é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC – peso de 10%).