Publicidade
SÃO PAULO – O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), referente ao segundo decêndio de abril, não registrou variação no período. Em igual período no mês de março, a alta nos preços registrada pelo indicador foi de 0,24%.
A segunda prévia do IGP-M deste mês foi divulgada na manhã desta sexta-feira (20), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Trajetória dos indicadores
O IPA (Índice de Preços ao Atacado), que possui o maior peso na composição do indicador (60%), registrou deflação de 0,21% no segundo decêndio de abril, abaixo da variação positiva de 0,22% apurada no período anterior.
Em contrapartida, a inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) passou de 0,31% no segundo decêndio do mês passado para 0,34% nesta apuração.
No mesmo sentido, os custos de construção civil, medidos pelo INCC, registraram inflação de 0,48% nesta medição, 0,27 ponto percentual acima dos 0,21% apurados no segundo decêndio de março.
Metodologia de cálculo do IGP-M
O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.
Continua depois da publicidade
O IGP-M é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção(INCC – peso de 10%).