IGP-DI registra inflação de 9,81% em 2000

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A Fundação Getúlio Vargas divulgou há pouco a variação medida pelo índice IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) referente ao mês de dezembro, que registrou inflação de 0,76%. O indicador ficou acima do valor de 0,55% esperado pelo mercado, com um resultado superior ao registrado no mês anterior, quando o índice alcançou 0,39%. Com esta variação, o acumulado em 2000 ficou em 9,81%. As principais pressões foram geradas pelos setores de transporte (+2,64%) e produtos industriais (+1,15%).
O índice da Fundação Getúlio Vargas mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional, sendo calculado através de uma média ponderada entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), o Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e o Índice Nacional de Construção Civil (INCC – peso de 10%).
O IGP-DI, que possui um período de coleta que compreende o mês cheio, ou seja, vai do primeiro ao último dia do mês, apontou uma variação de 0,85% no IPA (Índice de Preço por Atacado), 0,62% no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e 0,64% no INCC (Índice Nacional de Custos da Construção).

Compartilhe