Publicidade
SÃO PAULO – A variação nos preços medida pelo IGP-10 (Índice Geral de Preços) no período de trinta dias até 10 de janeiro foi positiva em 0,20%. O resultado se compara à medição de dezembro, quando o índice registrou deflação de 0,07%.
De acordo com dados divulgados na manhã desta sexta-feira (15) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), apenas um dos três componentes do indicador registrou variação negativa na passagem mensal.
O IPA (Índice de Preços ao Atacado) apresentou inflação de 0,07% no mês, enquanto havia indicado deflação de 0,25% em dezembro. Já a alta do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) acelerou para 0,52%, face à variação positiva de 0,28% na última medição.
| Grupo | Dezembro/2009 (em %) |
Janeiro/2010 (em %) |
Variação (em pontos percentuais) |
| IPA | -0,25 | +0,07 | +0,32 |
| IPC | +0,28 | +0,52 | +0,14 |
| INCC | +0,25 | +0,30 | +0,05 |
| IGP-10 | -0,07 | +0,20 | +0,27 |
Fonte: FGV
Metodologia do indicador
O IGP-10 (Índice Geral de Preços) mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional, sendo que o período de coleta dos dados é de um mês até o dia 10 do mês em questão.
O IGP-10 é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Construção Civil (INCC – peso de 10%).
Continua depois da publicidade
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas apura mensalmente a variação do IGP-10. Ressalta-se que esse índice compara preços médios do período de referência (11 de dezembro a 10 de janeiro) com preços médios do período imediatamente anterior (11 de novembro a 10 de dezembro).