Iene sobe frente ao dólar, refletindo Relatório de Emprego nos EUA

Cotação da moeda norte-americana aproxima-se dos 100 ienes, com menor confiança de investidores na economia mundial

Publicidade

SÃO PAULO – O iene aprecia-se frente ao dólar nesta segunda-feira (10), refletindo o ambiente mais tenso nos mercados após a divulgação do
Relatório de Emprego
nos EUA na última sexta-feira.

A pesquisa sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos revelou dados piores que o esperado, impulsionando os temores de que o país vivencie um período recessivo e impacte negativamente o crescimento mundial.

Deste modo, aumenta a aversão ao risco entre investidores, provocando a redução das operações de carry trade, ou a busca por ativos estrangeiros de maior retorno, adquiridos com moeda japonesa emprestada a baixas taxas de juro.

Continua depois da publicidade

Intervenção no câmbio

Na última década, a autoridade monetária japonesa interveio no mercado de câmbio sempre que a cotação do dólar aproximou-se de 100 ienes, em defesa das receitas de exportação das empresas do país.

Contudo, o governo norte-americano exerceria pressão para que a desvalorização do dólar não seja contida, para que suas exportações sejam favorecidas, reduzindo o déficit comercial do país, bem como minimizado um quadro recessivo.

Confira as cotações

No pregão desta segunda-feira o iene se valoriza frente ao dólar norte-americano em relação ao fechamento anterior, registrando uma cotação de 101,92 ienes por dolar.

Último Fech Ant
Dólar por Euro 1,5377 1,5354
Iene por Dólar 101,9200 102,7500
Iene por Euro 156,7224 157,7624
Iene por Real 60,5585 61,0517