Iene se desvaloriza frente ao euro

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A desvalorização da moeda japonesa no mercado internacional de câmbio é conseqüência da contração do crescimento econômico no Japão. O iene está se desvalorizando frente ao dólar, e chega à menor cotação desde agosto de 1999. Ao mesmo tempo, o desaquecimento da economia norte-americana também influencia a cotação do euro, que apresenta alta de 0,36% em relação ao fechamento de ontem.
O dólar está valendo 114,32 ienes, contra o fechamento de ontem de 113,65 ienes por dólar. Quanto ao euro, cada unidade da moeda única européia vale 106,19 ienes contra os 105,59 ienes por euro de ontem. No ano, o iene acumula queda de 10% frente ao dólar e de 3% frente ao euro.

Além do crescimento do índice de desemprego para 4,8% e da redução dos gastos domésticos dos trabalhadores assalariados, o governo japonês anunciou queda de 0,8% na produção industrial de novembro em comparação com outubro. Economistas apontavam para ligeira expansão de 0,1% no mês.
Por outro lado, enquanto a idéia de rápido desaquecimento econômica estiver ligada à economia dos EUA, o euro tende a valorizar. A moeda única européia acumula no ano perda de 7% em relação ao dólar, entretanto a valorização pela quinta vez consecutiva reduz a distância entre as moedas. O euro vale US$ 0,9335, contra o fechamento anterior de US$ 0,9292. Influencia ainda, a expectativa de que o FED deverá reduzir a taxa de juros norte-americana antes do Banco Central Europeu, o que torna as aplicações em euro mais atrativas.

Compartilhe