Bolsa

Ibovespa inverte e passa a operar em campo positivo

Depois de abrir em queda, bolsa brasileira muda de rumo e escapa de mau humor internacional

Atualizada às 11h50 (horário de Brasília). 

SÃO PAULO – Depois de abrir em queda, a bolsa brasileira inverteu o rumo e passou a registrar modesta alta no pregão desta segunda-feira (10). Por volta de 11h50 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,27%, aos 58.642 pontos.

No início dos negócios, o mercado nacional acompanhava o mau humor internacional. Lá fora, preocupações com o futuro político da Itália e a situação fiscal nos EUA pesam sobre o sentimento do investidor.

Na Itália, o primeiro-ministro, Mario Montii afirmou no sábado que pretende deixar o cargo logo que o parlamento aprove a legislação orçamental para 2013, o que deve ocorrer até o fim do ano. Esta decisão surgiu no mesmo dia em que Silvio Berlusconi anunciou que vai tentar governar o país novamente. 

“O mercado abriu em queda como reflexo do sentimento negativo na Europa, considerando que Berlusconi pode voltar ao poder, mas também saíram dados muito positivos sobre a economia da China”, afirmou o analista-chefe da Geral Investimentos, Carlos Müller. “Como não tivemos nenhum fato novo da abertura para cá, acredito que os investidores estão fazendo uma releitura das informações”, acrescentou.

No continente asiático, a produção industrial da China, bem como as vendas no varejo superaram as previsões dos economistas no mês passado. O índice da indústria subiu 10,1% em novembro ante o ano anterior, contra estimativa de 9,8%. Já o crescimento das vendas foi de 14,9%.

Em contrapartida, as exportações chinesas aumentaram apenas 2,9% em novembro contra o ano passado, em comparação com a expectativa de alta de 9%. Em outubro, o avanço foi de 11,6%. As importações permaneceram estáveis no confronto anual.