Ibovespa Futuro sobe o triplo do índice à vista nesta sexta-feira; entenda por quê

Enquanto Ibovespa sobe 0,30%, índice futuro dispara cerca de 1% neste pregão

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Considerado um termômetro de como será a abertura do pregão, o Ibovespa Futuro reflete as expectativas futuras sobre o comportamento do índice à vista e costuma “andar colado” com o Ibovespa. Porém, nesta sexta-feira (23), os contratos futuros estão subindo três vezes mais do que o índice à vista e o fechamento da última quinta-feira (22) explica esse descolamento.

Como o Ibovespa fecha às 17h00 (horário de Brasília) e o leilão de fechamento dos contratos futuros está marcado às 17h55, o Ibovespa Futuro absorveu os impactos da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em adiar para o próximo dia 4 de abril a conclusão do julgamento do habeas corpus preventivo de Luiz Inácio Lula da Silva. Com o mercado não digerindo bem a notícia, o índice futuro encerrou em queda de 1,08% no pregão passado, enquanto o Ibovespa recuou apenas 0,25%, não absorvendo o fato.

Como não existe “almoço grátis” no mercado, houve um ajuste entre os dois índices e isso acabou gerando um grande descolamento neste pregão. Para se ter uma ideia, às 16h11, enquanto o Ibovespa registrava leve alta de 0,30%, o Ibovespa Futuro marcava alta de 0,90%, diferença para equivaler o valor dos índices, com ambos agora cotados na faixa de 85 mil pontos.

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear