Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Ibovespa futuro sobe em última sessão de semana marcada por inflação nos EUA e balanços no Brasil; dólar e juros recuam

Preços de importação e dados de confiança do consumidor nos EUA serão divulgados nesta sexta-feira

Felipe Moreira

Publicidade

O Ibovespa futuro opera em alta nos primeiros negócios desta sexta-feira (12), em linha com pré-mercado em Nova York, após semana marcada por dados de inflação nos EUA e no Brasil.

Após uma quinta-feira marcada pela publicação de balanços, à noite Cemig (CMIG4), Cosan (CSAN3), Eletrobras (ELET6), Grazziotin (CGRA3), Iguá ([ativo=IGSN3]), Lupatech (LUPA3), M Dias Branco (MDIA3), Mobly (MBLY3) e mais empresas divulgaram seus resultados do segundo trimestre.

A maioria dos juros futuros operam em baixa: DIF23 (janeiro para 2023), -0,01 pp, a 13,71%; DIF25, -0,01 pp a 11,92%; DIF27, -0,02 pp, a 11,74%; e DIF29, -0,02 pp, a 11,95%.

Em Wall Street, os principais índices operam no campo positivo após divulgação de índices inflacionários ao longo da semana. Agora investidores tentam traçar a trajetória da política monetária do Federal Reserve e do crescimento econômico global.

O Dow Jones futuro subia 0,34%, enquanto o futuro do S&P 500 avançava 0,37% e o Nasdaq futuro operava com alta de 0,41%.

Investidores na Europa, por sua vez, estão repercutindo uma série de dados econômicos divulgados hoje, incluindo leitura preliminar do PIB do segundo trimestre do Reino Unido, dados de inflação de julho da França, Espanha e Itália e produção industrial da zona do euro para junho.

A economia do Reino Unido se contraiu no segundo trimestre de 2022, quando a crise do custo de vida atingiu o país. Os números oficiais publicados mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,1% em relação ao trimestre anterior no segundo trimestre do ano, menos do que a contração de 0,3% esperada pelos analistas.

Na semana passada, o Banco da Inglaterra alertou que espera que a economia do Reino Unido entre em sua mais longa recessão desde a crise financeira global no quarto trimestre. A inflação, por sua vez, deverá atingir um pico acima de 13% em outubro.

Ásia

Os mercados asiáticos fecharam sem direção definida nesta sexta-feira, após fortes ganhos na sessão anterior, com os investidores digerindo a leitura do índice de preços ao consumidor dos EUA. As ações japonesas foram as discrepantes, subindo em seu retorno às negociações após um feriado.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse hoje que pedirá ao seu governo que encontre maneiras de lidar com o aumento dos preços dos combustíveis e alimentos no país, informou a Reuters. A inflação no Japão está acima da meta de 2% do banco central japonês.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.