Publicidade
O Ibovespa Futuro opera em forte valorização nesta quarta-feira (10), com atenções voltadas para decisões de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central brasileiro, além dos dados de novembro da inflação no Brasil. Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro subia 1,27%, aos 160.245 pontos.
As atenções estão voltadas para indicações sobre o futuro das taxas de juros. O Fed divulga sua decisão às 16h em meio à perspectiva de divisão entre os votantes.
Não perca a oportunidade!
O mercado de futuros mostra que os operadores estão confiantes de que o Fed cortará os juros em 0,25 ponto percentual, para 3,50%-3,75%, atribuindo uma probabilidade de 89%. No entanto, eles também presumem que a orientação dificilmente irá sugerir que mais cortes virão rapidamente, vendo apenas uma chance de 21% de um movimento em janeiro.
Muito dependerá de quantas projeções dos membros do Fed apontam para um, dois ou nenhum corte adicional no próximo ano. Analistas também suspeitam que pelo menos dois dos 12 votantes possam discordar de um afrouxamento, colocando o chair Jerome Powell em uma posição difícil.
No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,18% em novembro, ante alta de 0,09% em outubro. Analistas consultados pela Reuters tinham projeção média de alta de 0,20% na comparação mensal e avanço de 4,49% na visão ano a ano.
Continua depois da publicidade
Horas depois, no fim do dia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anuncia sua última decisão de juros do ano, com amplas expectativas de manutenção da Selic em 15% e com os analistas buscando indicações sobre um primeiro corte no próximo ano.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro caía 0,38%, o S&P Futuro tinha desvalorização de 0,09% e o Nasdaq Futuro avançava 0,13%.
Dólar, commodities e exterior
O dólar à vista caía 0,24%, cotado a R$ 5,422 na venda. Na B3, o contrato de dólar com primeiro vencimento recuava 0,27%, a R$ 5,446.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, com investidores à espera de pistas sobre a trajetória da política monetária do Federal Reserve em sua última decisão sobre as taxas de juros do ano.
As ações do setor imobiliário chinês subiram com o otimismo em relação a um possível apoio político, enquanto os principais índices acionários registraram alta em Taiwan e queda na Coreia do Sul.
Os preços do petróleo operam próximos da estabilidade nesta quarta-feira, após dois dias de queda, em meio a novas preocupações com excesso de oferta no mercado.
Continua depois da publicidade
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, após várias sessões de perdas, depois que dados fracos da indústria manufatureira da China
(Com Reuters)
