Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa Futuro sobe 1% com otimismo por acordo entre Reino Unido e EUA

Atenções estarão voltadas para uma coletiva de Trump, às 11h, em que será anunciado um acordo tarifário com o Reino Unido

Felipe Moreira

Ativos mencionados na matéria

B3 (Germano Lüders/InfoMoney)
B3 (Germano Lüders/InfoMoney)

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera em alta nesta quinta-feira (8), enquanto aguardam a divulgação de nova bateria de balanços corporativos e o anúncio de um acordo comercial entre EUA e Reino Unido. Às 09h11 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em junho tinha valorização de 1,01%, cotado aos 136.725 pontos.

Investidores também repercutem as decisões sobre juros do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central do Brasil na véspera. O banco central norte-americano manteve a taxa de juros inalterada, mas indicou em seu comunicado que observa riscos crescentes para o aumento da inflação e do desemprego na esteira da implementação da nova política tarifária dos EUA.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, por sua vez, elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 14,75% ao ano, e deixou em aberto o que fará na reunião de junho, apontando uma dependência de dados até o próximo encontro e indicando a necessidade de uma dose alta de juros por período prolongado.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

Na agenda de balanços, os agentes financeiros avaliarão após o fechamentos dos mercados os resultados de Itaú (ITUB4), Suzano (SUZB3), Cogna (COGN3), CSN (CSNA3) e Assaí (ASAI3), entre outros.

As atenções também estarão voltadas para uma coletiva de imprensa do presidente dos EUA, Donald Trump, às 11h, em que será anunciado um acordo tarifário com o Reino Unido, o primeiro desde que o governo norte-americano iniciou uma série de negociações comerciais com parceiros.

Continua depois da publicidade

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para um jantar em Moscou, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá se reunir com representantes da agência Moody’s em Brasília, às 17h.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,73%, S&P500 tinha valorização 0,88% e Nasdaq Futuro subia 1,21%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava em baixa de 0,09%, aos R$ 5,742 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,10%, aos 5.776 pontos.

Continua depois da publicidade

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, depois que o Fed manteve as taxas de juros inalteradas .

Os investidores também aguardam ansiosamente por atualizações sobre as próximas negociações comerciais entre EUA e China. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e seu colega chinês devem se reunir na Suíça esta semana para tratar de questões comerciais e econômicas.

O Reino Unido estaria prestes a assinar um acordo comercial com os Estados Unidos, tornando-se o primeiro país a fazê-lo desde que a maior economia do mundo impôs duras tarifas ‘recíprocas’ contra aliados e adversários em abril.

Continua depois da publicidade

Os preços do petróleo avançam com esperanças de negociações comerciais entre EUA e China.

As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho com expectativas de corte na produção de aço na segunda maior economia do mundo.

(Com Reuters)