Publicidade
O Ibovespa futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta terça-feira (13), acompanhando Nova York, com as atenções voltadas para divulgação de dados de inflação ao consumidor dos Estados Unidos e balanços de bancos, enquanto as questões geopolíticas continuam pairando sobre os mercados. Às 9h06 (horário de Brasília), o contrato para fevereiro caía 0,17%, a 165.0,70 pontos.
A promessa na segunda-feira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 25% a qualquer país que faça negócios com o Irã e seus ataques à independência do Federal Reserve aumentaram a incerteza nos mercados, mantendo os investidores cautelosos.
Os dados de inflação dos EUA serão divulgados às 10h30, com expectativa de alta de 0,3% em dezembro em meio a preços mais altos de alimentos e energia, principalmente eletricidade por causa dos data centers, apontou uma pesquisa da Reuters com economistas. Nos 12 meses até dezembro, a previsão é de que o índice tenha subido 2,7%, igualando a leitura de novembro.
Aproveite a alta da Bolsa!
Já a temporada de balanços começa esta semana com os resultados de bancos, incluindo JPMorgan Chase JPM.N, Bank of New York Mellon BK.N, Citigroup C.N e Bank of America BAC.N.
Na agenda nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam do lançamento da plataforma digital da Reforma Tributária, às 15h. Em seguida, ambos têm reunião, segundo a agenda de Lula.

Ibovespa Hoje Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça
Índices futuros dos EUA recuam à espera de dados de inflação

Inflação e balanços nos EUA, serviços no Brasil e mais destaques desta terça-feira
InfoMoney reúne as principais informações que devem movimentar os mercados nesta terça-feira (13)
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro caía 0,01%, Nasdaq Futuro recuava 0,30% e o S&P 500 Futuro tinha baixa de 0,12%.
Continua depois da publicidade
Dólar, exterior e commodities
O dólar à vista subia 0,04% ante o real, cotado a R$ 5,375 na venda. O dólar futuro operava com baixa de 0,06%, a R$ 5,398.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, com os investidores ignorando as tensões geopolíticas no Irã e na Venezuela, bem como a investigação criminal contra o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell .
O índice Nikkei, do Japão, subiu mais de 3%, liderando os ganhos na região após a retomada das negociações depois de um feriado. O Partido Liberal Democrático (PLD), que governa o Japão, deve dissolver a Câmara Baixa ainda este mês e optar por eleições antecipadas, provavelmente em fevereiro, segundo a emissora pública NHK .
Os preços do petróleo sobem após Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 25% sobre produtos de países que “fazem negócios” com o Irã, após uma onda de violência violenta no país do Oriente Médio.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, sustentadas pela demanda de reposição de estoques entre as siderúrgicas chinesas antes do feriado do Ano Novo Lunar em fevereiro.
(Com Reuters e Bloomberg)
Continua depois da publicidade