Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa Futuro acompanha NY e opera em alta após payroll nos EUA

No Brasil, presidente Lula cumpre agenda na Grande São Paulo, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Felipe Moreira

Painel de cotações na B3, em São Paulo
19/10/2021
(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
Painel de cotações na B3, em São Paulo 19/10/2021 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera em alta nesta sexta-feira (5), acompanhando o pré-mercado americano, após a divulgação relatório de emprego (payroll) dos Estados Unidos. Foram criadas 206 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de junho, mais que o esperado pelos analistas.

Na seara política, o governo pediu a urgência para o primeiro projeto de lei complementar da regulamentação tributária, para pular a etapa das comissões e ser votado direto no plenário. A previsão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é que a proposta seja analisada na próxima semana em plenário.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz aparições públicas na Grande São Paulo, em Osasco (11h) e em Diadema (15h).

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Às 9h45, o índice futuro com vencimento em agosto subia 0,07%, aos 127.595 pontos.

Em Wall Street, Dow Jones Futuro operava com alta de 0,06%, S&P500 avançava 0,10% e Nasdaq Futuro subia 0,26%, ao final de uma semana em que foram observados sinais de abrandamento da economia, aumentando as expectativas por um corte na taxa de juros em setembro.

Continua depois da publicidade

Ibovespa, dólar e mercado externo


O dólar comercial operava com alta de 0,09%, cotado a R$ 5,492 na compra e R$ 5,493 na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) subia 0,11%, indo aos 5.505 pontos.

Os preços do petróleo operam com baixa, negociando perto de uma alta de dois meses, já que o furacão Beryl prenunciou uma temporada de tempestades potencialmente pior, enquanto a redução dos estoques de petróleo bruto dos EUA sugeriu uma melhoria da demanda.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, com a queda na produção de metais quentes pesando sobre o sentimento, mas os preços registraram um segundo ganho semanal consecutivo, com esperanças persistentes de mais estímulos do maior consumidor, a China.

Continua depois da publicidade

Os mercados europeus operam em alta, enquanto investidores reagiam à vitória esmagadora do Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido. Analistas esperam que a vitória do Partido Trabalhista impulsione os mercados do Reino Unido ao longo do tempo, principalmente no que diz respeito à construção de casas.

Os mercados asiáticos, por sua vez, fecharam com baixa em sua maioria, enquanto investidores aguardam novos dados do mercado de trabalho dos EUA, que podem influenciar a trajetória dos juros básicos americanos.