Ibovespa futuro mantém queda, pressionado pelas perdas externas

Dia conta com IGP-M no plano doméstico; na agenda internacional, destaque para o Initial Claims e BoE

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa futuro inicia os negócios desta quinta-feira (10) em baixa de 0,36%, para 64.055 pontos, acompanhando o momento negativo no cenário internacional e mantendo o movimento de queda observado no último pregão.

No campo doméstico, destaque para a divulgação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) que apontou inflação de 0,66%, taxa 0,24 ponto percentual maior do que a apurada no mesmo período do mês anterior. Nas últimas sessões, os índices de preços estão sendo muito aguardados pelo mercado.

Passando para o plano externo, os mercados recuam à medida que aguardam a divulgação do Initial Claims, que mostrará o número de pedidos de seguro-desemprego registrado nos EUA na última semana. A Europa também é referência, trazendo a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra, que manteve sua taxa básica de juros.

Nesse sentido, destaque para as baixas registradas nos contratos futuros norte-americanos, com o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones caindo 0,61%, 0,92% e 0,43% cada. A Europa também no campo negativo, com o FTSE 100 (Inglaterra), o DAX 30 (Alemanha) e o CAC 40 (França) recuando 1,01%, 0,49% e 0,93%, respectivamente.

Agenda interna
A alta do IGP-M, publicado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), foi impulsionada principalmente pelo aumento nos preços ao produtor. O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) avançou 0,36 ponto percentual na comparação com o mesmo período de janeiro, atingindo taxa de 0,76%.

Para mais tarde, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini, divulgará à imprensa o Índice de Nível de Emprego da Indústria de São Paulo, referente ao mês de janeiro de 2011. Atenção também para o encerramento do período de reserva das ações da Magnesita (MAGG3).