Resumo do mercado

Ibovespa futuro cai mais de 1% após Ibope apontar vitória de Haddad sobre Bolsonaro no 2º turno

O iShares MSCI Brazil ETF (EWZ), o principal fundo de índice brasileiro, tinha queda de 2,87%

SÃO PAULO – A apreensão dos investidores com as eleições aumenta após a pesquisa Ibope mostrar a queda na diferença entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) para 6 pontos percentuais. Diante desse quadro, os analistas veem chances maiores do petista vencer a corrida presidencial, embora a consultoria Eurasia ainda considere o candidato do PSL como favorito no segundo turno. Os dados do Ibope azedam o humor do mercado.

Às 9h05 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro caía 1,39%, a 77.135 pontos. O contrato de dólar futuro com vencimento em outubro tinha alta de 0,60%, cotado a R$ 4,116.

O iShares MSCI Brazil ETF (EWZ), o principal fundo de índice brasileiro, tinha queda de 2,87%, enquanto o índice de ADRs Brazil Titans 20, negociado na NYSE, tem baixa similar, de 2,73% no mesmo horário. 

PUBLICIDADE

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura

Bolsas mundiais

As bolsas chinesas encerraram em queda no primeiro dia de negociação após as novas tarifas comerciais dos Estados Unidos e da China entrarem em vigor. As ações europeias têm alta discreta na sequência de sessão mista na Ásia enquanto investidores pesam os desdobramentos da guerra comercial e da política nos Estados Unidos.

O petróleo tem terceira alta seguida e se mantém acima de US$ 72 e metais recuam em Londres. O dólar tem desempenho misto ante moedas emergentes. 

Corrida eleitoral

Pesquisa Ibope divulgada na noite de segunda-feira (24) mostrou Jair Bolsonaro (PSL) liderando as intenções de voto, mas estagnado com 28% ante o levantamento do dia 18 de setembro. Na sequência aparece Fernando Haddad (PT), que passou de 19% para 22%. 

Na terceira colocação, a disputa segue embolada, desta vez com dois candidatos: Ciro Gomes (PDT) ficou estagnado nos 11% enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) teve oscilação positiva de 7% para 8%. Marina Silva, por sua vez, segue perdendo força, passando de 6% para 5%.

PUBLICIDADE

Nas quatro simulações de segundo turno feitas, todas com a presença de Bolsonaro, o deputado do PSL passou a perder em todas os cenários, conseguindo empatar apenas com Marina Silva. Veja aqui a pesquisa completa

Agenda econômica

No mercado doméstico, destaque para a ata do Copom (Comitê de Política Monetária), às 8h (de Brasília)  que após manter a Selic em 6,5% ao ano e sinalizar que pode subir juros se o cenário piorar, deve dar mais sinais de projeções para sua política monetária, com detalhamento das variáveis a serem acompanhadas, no cenário, cuja trajetória possa alterar o rumo dos juros.

No Estados Unidos, o índice de preços de casas será divulgado às 10h, o índice de manufatura do Fed de Richmond e o Conference Board da Confiança do Consumidor são publicados às 11h. Para conferir a agenda completa de indicadores, clique aqui.

Noticiário político

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) concedeu uma entrevista ao jornalista Augusto Nunes que foi transmitida às pela rádio Jovem Pan durante o programa “Os Pingos nos Is”. Em sua primeira entrevista em vídeo desde que sofreu o ataque à faca, o candidato afirmou que seu agressor, Adelio Bispo de Oliveria, não agiu sozinho e que ele seria vítima daquilo que combate. A conversa foi gravada no hospital Albert Einstein com o jornalista Augusto Nunes, da rádio Jovem Pan.

Questionado sobre se o ataque não seria um resultado do próprio discurso que ele faz, que muitos adversários dizem ser de ódio, Bolsonaro disse ser “vítima daquilo que eu combato”. “Eu prefiro a cadeia cheia de vagabundo do que um cemitério cheio de inocentes”, atacou.

Noticiário corporativo

A Petrobras anunciou que a produção total de petróleo e gás, incluindo líquidos de gás natural (LGN), atingiu, em agosto, 2,47 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Desse total, 2,35 milhões boed foram produzidos no Brasil e 116 mil boed no exterior. O resultado representa queda de 5,1% na comparação com o mês anterior, quando ficou em 2,60 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

A Braskem foi informada por sua controladora na última segunda-feira (24), de que houve um aditivo ao acordo de acionistas para permitir que as ações preferenciais da companhia detidas pela Petrobras passem a ter direito de tag along. A Vale informou que divulgará o balanço do terceiro trimestre de 2018 no dia 24 de outubro, após o fechamento dos mercados

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos