Ibovespa Futuro cai e aponta para terceiro dia de perdas

Safra de resultados e eventos internacionais, como a crise na Grécia, concentram atenção dos investidores
(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro indica uma negativa no pregão desta sexta-feira (9), dia pouco movimentado no cenário internacional. O desempenho do pré-mercado pode significar o terceiro dia de queda na bolsa brasileira. Há pouco, os contratos com vencimento em dezembro recuavam 0,21%, aos 57.475 pontos.

Importantes eventos internacionais, como a crise na Grécia e a transição de poder na China, e a temporada de balanços corporativos ditam o rumo dos negócios. Na safra de resultados, destaque para os números de Rodobens (RDNI3), MPX (MPXE3), EzTec (EZTC3), Alpargatas (ALPA4), Light (LIGT3), Paraná Banco (PRBC4), Cesp (CESP6) e Wilson Sons (WSON11).

Ambiente externo
Na China, o Congresso do Partido Comunista continua, mas a previsão é de que novidades sobre a nova liderança do país só sejam anunciadas na próxima semana. Na agenda econômica, as vendas do varejo chinês cresceram 14,5% em outubro em relação a um ano antes; a produção industrial do país avançou 9,6% no mesmo período.

No continente europeu, as negociações sobre a liberação de uma nova parcela do pacote de resgate à Grécia continuam no radar. Na véspera, líderes europeus advertiram que o país ainda tem deveres a cumprir para receber o próximo lote de seu resgate financeiro e evitar o default.

Dados econômicos
Na agenda europeia, a produção industrial da França caiu 2,7% em setembro sobre agosto. Na Itália, o mesmo indicador apresentou contração de 1,5% em igual intervalo.

No mercado nacional, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) recuou para 0,19% na primeira prévia de novembro. Por aqui, ainda estão previstos números sobre o mercado de trabalho na indústria. 

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, o destaque fica com a publicação do índice de confiança do consumidor, medido pela Universidade de Michigan.