Abertura

Ibovespa Futuro cai com correção e cautela antes de votação da reforma da Previdência e acordo no Brexit

Mercado opera om leves perdas em dia muito importante para o futuro da Bolsa

(Divulgação)

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro cai nesta terça-feira (22) em correção à forte alta de ontem. Contudo, o índice pode voltar a ter ânimo durante o pregão em meio às expectativas de que seja aprovada hoje em segundo turno na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado a reforma da Previdência.

No exterior, o andamento tranquilo das negociações entre Estados Unidos e China para acabar com a guerra comercial e a diminuição das chances de que o Brexit ocorra sem acordo mantém as bolsas em terreno positivo.

Às 9h10 (horário de Brasília) o contrato futuro do Ibovespa para dezembro tinha leve queda de 0,15% a 106.760 pontos. O dólar futuro para novembro caía 0,13% a R$ 4,127.

PUBLICIDADE

No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2021 avança quatro pontos-base a 4,49% e o DI para janeiro de 2023 tem alta de cinco pontos-base a 5,46%.

Entre os indicadores, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), registrou um aumento de 0,09% na inflação em outubro, acima da expectativa mediana dos economistas no consenso Bloomberg, que projetava um crescimento de 0,03%. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 2,69% e, em 12 meses, de 2,72%, abaixo dos 3,22% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Lá fora, inicia-se hoje o debate de três dias no Parlamento britânico para discutir o projeto que prepara as bases para um acordo de retirada do Reino Unido da União Europeia. A consultoria Eurasia acredita que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reunirá uma “pequena maioria” para aprovar o acordo.

Mesmo que isso não ocorra, ficaram para trás, pelo menos por enquanto, os temores de um Brexit no-deal, que seria traumático tanto para a economia do Reino Unido quanto para a do bloco europeu.

Por aqui, o racha do PSL teve um inesperado desfecho com o deputado Eduardo Bolsonaro (SP), assumindo o posto de delegado Waldir (GO) na liderança do partido na Câmara após o próprio lhe entregar o cargo. Com isso, Eduardo já destituiu 12 vice-lideranças na caça aos aliados do presidente do PSL, Luciano Bivar (PE).

Bivar tenta reverter a situação com a abertura de um processo disciplinar contra o grupo aliado a Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

De Tóquio, onde participa hoje de cerimônia de entronização do novo imperador do Japão, o presidente Bolsonaro sugeriu que seu filho, Eduardo, abra mão da embaixada nos EUA para tentar “pacificar o partido”.

No momento, as consequências dessa briga ficam circunscritas à Câmara dos Deputados, sem contaminar a votação da Previdência no Senado.

Bolsas Internacionais

Os futuros de Nova York operavam perto da estabilidade nesta manhã, com os investidores monitorando o desenvolvimento das negociações comerciais entre Estados Unidos e China, diante da expectativa de que os dois lados superem os obstáculos e assinem a fase um do acordo, em meados de novembro, durante cúpula de países no Chile.

O principal assessor econômico do presidente americano Donaldo Trump, Larry Kudlow, afirmou, à Fox Business, que existe a possibilidade de que os aumentos planejados das tarifas sobre as importações chinesas, programados para dezembro, sejam interrompidos caso as negociações avancem.

As declarações se complementam às dadas pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Le Yucheng, de que qualquer problema pode ser resolvido desde que os dois lados se respeitem, indicando progresso nas negociações, diz a Reuters.

O sentimento de avanço nas negociações sino-americanas ajudou os mercados asiáticos a fechar em alta nesta terça-feira.

Já na Europa, as bolsas operaram entre perdas e ganhos ao longo deste pregão. O foco segue na Câmara dos Comuns que iniciará um longo debate sobre as propostas para o Brexit.

A oposição ao primeiro-ministro Boris Johnson busca, inclusive, viabilizar a aprovação de emendas alfandegárias, um possível novo referendo confirmatório do Brexit ou a prevenção de uma saída sem acordo.

Entre as commodities, os futuros de minério fecharam em alta em Dalian, enquanto o preço do petróleo se firmou em alta, após oscilar mais cedo com as preocupações com o excesso de oferta da commodity seguindo.

Noticiário Corporativo

A Vale informou que suspendeu temporariamente a disposição de rejeitos na barragem Itabiruçu, localizada no Complexo de Itabira, enquanto conduz avaliações sobre as caraterísticas geotécnicas da barragem. Durante a paralisação, a barragem adotará o protocolo de emergência em Nível 1, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), que não requer evacuação da população a jusante.

A mineradora reafirmou o seu guidance de vendas de minério de ferro e pelotas de 307-332 milhões de toneladas. No entanto, em função da paralisação de Itabiruçu e pela revisão do seu plano de vendas, espera que estas se situem entre o limite inferior e o centro da faixa.

O Sindicato Nacional das Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou que a Petrobras anunciou às distribuidoras aumento do preço do GLP residencial e empresarial a partir de terça (22). O GLP residencial terá aumento entre 4,8% e 5,3% e o GLP empresarial entre 2,9% e 3,2%.

A Embraer acordo com a Flexjet, empresa americana que oferece leasing e propriedade compartilhada de jatos particulares, que inclui uma frota de jatos executivos fabricados pela Embraer, como os Praetor e o Phenom 300, e tem valor total de até US$ 1,4 bilhão.

(Com Agência Estado, Agência Brasil, Agência Senado e Bloomberg)

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos