Ibovespa Futuro cai antes de decisões do Fed e do BC, com cena política no radar

O “risco Flávio Bolsonaro” voltou ao radar dos investidores depois de o senador afirmar, na segunda-feira, que sua candidatura à Presidência é irreversível

Felipe Moreira

Painel da Bolsa de Valores/B3 (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)
Painel da Bolsa de Valores/B3 (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera com baixa nesta terça-feira (9), enquanto investidores preparam para as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central, com cenário político no radar. Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro caía 0,25%, aos 158.455 pontos.

Aprenda com especialistas renomados, ganhe acesso a cursos, simuladores e relatórios exclusivos; inscreva-se no evento Onde Investir 2026. 

O “risco Flávio Bolsonaro” voltou a pairar sobre os mercados nacionais na segunda-feira, após a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro o escolheu para ser candidato à Presidência. Um dia após afirmar que poderia desistir da empreitada por um “preço”, Flávio afirmou na segunda-feira que sua candidatura à Presidência da República é irreversível.

Aproveite a alta da Bolsa!

Ainda na véspera, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), favorito do mercado, reafirmou sua lealdade ao ex-presidente, e disse que irá apoiar a candidatura de Flávio.

Enquanto isso investidores aguardam as decisões de política monetária tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil na quarta-feira. Enquanto a expectativa para o Banco Central é de manutenção da Selic em 15%, para o Fed a perspectiva é de corte da taxa de juros de 25 pontos-base.

Em ambos os casos os agentes do mercado buscarão indicações sobre a trajetória futura da política monetária.

Continua depois da publicidade

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,10%, o S&P Futuro tinha valorização de 0,09% e o Nasdaq Futuro avançava 0,05%.

Dólar, commodities e exterior

O dólar à vista subia 0,11%, cotado a R$ 5,427 na venda. Na B3, o contrato de dólar com primeiro vencimento subia 0,04%, a R$ 5,460.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em baixa, acompanhando as perdas em Wall Street, com os investidores cautelosos antes da decisão do Fed, marcada para esta quarta.

Os preços do petróleo operam ligeiramente em baixa, ampliando as fortes perdas da sessão anterior, com os mercados acompanhando de perto as negociações de paz para pôr fim à guerra da Rússia na Ucrânia e a iminente decisão sobre as taxas de juros nos Estados Unidos.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, com o primeiro embarque do projeto Simandou, na Guiné, aumentando as perspectivas de maior oferta em um momento em que a demanda chinesa deve diminuir em meio à queda na produção de aço.

(Com Reuters)

Continua depois da publicidade