Publicidade
O Ibovespa fechou em queda de 0,26% nesta terça-feira (23), aos 109.928 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira recuou acompanhando o que foi visto no exterior, em mais um dia de incertezas quanto à discussão do teto da dívida americana.
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,69%, 1,12% e 1,26%.
“Nos EUA, os índices acionários fecharam em baixa e os yields registraram alta ao longo da curva, refletindo um maior prêmio de risco por parte dos investidores dado o impasse nas negociações para o aumento do teto da dívida americana”, explica Rafael Pacheco, analista da Guide Investimentos. “Independente de o calote da dívida ser um cenário improvável, o mercado acaba incorporando nos preços esse prêmio”, complementa.
Aproveite a alta da Bolsa!
De acordo com o especialista, a reunião de ontem entre o presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, e o presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, não trouxe resultados palpáveis. O VIX, considerado o índice do medo, subiu 7,73%, aos 18,54 pontos.
“Com a ata do Fomc [Comitê Federal de Mercado Aberto] sendo divulgada amanhã, é possível que essa indefinição no movimento dos ativos chegue ao fim. Nos últimos dias, alguns membros do Federal Reserve têm dado discursos mais hawkish [sinalizando aperto monetário]. O que o mercado deve buscar no documento de amanhã, portanto, deve ser alguma pista de quais as chances reais de não haver novos aumentos do juro”, completa Pacheco.
Além da incerteza nos Estados Unidos, o clima no exterior também foi contaminado pela bateria de publicação de PMIs [índices de gerentes de compras, na sigla em inglês]. Na União Europeia e no Reino Unido, os números recuaram de abril para maio, mostrando uma economia mais desacelerada.
“Tivemos PMIs da Zona do Euro mais fracos em maio. Por lá, os juros não estão tão altos e economia já mostra sinais de fraqueza, o que impacta bolsa”, fala Marco Noernberg, líder de renda variável da Manchester Investimentos. “Minério cai forte hoje de novo. Vale e outras companhias do setor acompanharam. Temos impacto vindo da China também, com o país um pouco mais pessimista com o consumo dessa commodity”.
As ações ordinárias da Vale (VALE3) perderam 2,26% e as da CSN Mineração (CMIN3), 2,30%. As preferenciais série A da Usiminas (USIM5) caíram 4,46%.
Do outro lado, as ações ordinárias e preferencias da Petrobras (PETR3;PETR4) seguraram o Ibovespa de uma queda maior, com altas de, respectivamente, 2,46% e 2,03% – seguindo a valorização do petróleo, com investidores monitorando os estoques dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O dólar ficou estável, com alta de 0,03% frente ao real, a R$ 4,972 na compra e na venda. A curva de juros brasileira caiu em bloco, com os DIs para 2024 e 2025 perdendo um e sete pontos-base, na sequência, a 13,30% e 11,68%. As taxas dos contratos para 2027 perderam 12 pontos, a 11,20%, e as dos para 2029, 13 pontos, a 11,52%. Os DIs para 2031 foram a 11,73%, com menos 12 pontos.
“A perspectiva para a aprovação do arcabouço fiscal é boa, e Lira reforçou que sua votação deve ocorrer entre hoje e amanhã. Hoje aparentemente não vai ocorrer, visto que o Deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade) disse que a Câmara não vai votar hoje. Ainda assim, dado o apoio que o texto tem recebido, não devemos esperar grandes dificuldades para ele passar”, comenta o analista da Guide.