IBGE registra aumento no faturamento do setor varejista em novembro

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O IBGE divulgou hoje os resultados da Pesquisa Mensal de Comércio referente ao mês de novembro. A pesquisa, realizada nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, analisa três fatores do comércio: faturamento, número de empregados e salários.
O IBGE registrou aumento de faturamento nas três regiões pesquisadas, em função do início do aquecimento das vendas de final de ano. Em Recife, o crescimento do faturamento em relação a outubro foi de 8,2%, a maior variação entre as regiões. Salvador apresentou um aumento de 2,3%, enquanto o Rio de Janeiro registrou uma variação positiva menos acentuada de 1,6%.
Apesar dos resultados positivos de faturamento, os índices de emprego não acompanharam a mesma tendência. Em Recife, o comércio varejista registrou, em novembro, uma variação negativa de 1,2% no número de postos de trabalho, em relação ao mês anterior e, em Salvador, o nível de emprego apresentou uma ligeira queda de 0,2%. O Rio de Janeiro, única região que obteve um aumento no número de empregados no setor, apresentou uma variação de 0,5%.
As três regiões pesquisadas apresentaram acréscimos significativos nos salários e outras remunerações, refletindo o pagamento da primeira parcela do 13§. Recife registrou, em novembro, um aumento de 25,9% no montante de salários e outras remunerações pagas ao trabalhador, em relação a outubro. Já no Rio de Janeiro e em Salvador, a elevação nos gastos com pessoal foi de 22,8% e 20,1%, respectivamente.

Compartilhe