Publicidade
SÃO PAULO – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta manhã a primeira estimativa para a safra de grão em 2010. De acordo com o instituto, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no País deverá avançar 7,2% neste ano, atingindo a marca de 143,4 milhões de toneladas.
Quanto às expectativas para a área de colheita em 2010, o total deve ser de 48,1 milhões de hectares, o que representaria um acréscimo de 2,1% em relação à área colhida em 2009.
Destaques de 2010
Dos produtos analisados pelo IBGE, as três principais culturas (soja, milho e arroz) apresentam variações expressivas em relação ao ano passado. Confira os destaques:
| Produto | Variação frente a 2009 |
| Soja | +16,0% |
| Milho | -1,3% |
| Arroz | -5,2% |
Distribuição regional estimada
Na sondagem regional, a safra esperada na Região Sul fica na dianteira, com 59,4 milhões de toneladas produzidas (volume 13,3% superior ao registrado no ano passado). O Centro-Oeste deverá produzir 49,8 milhões de toneladas, o que equivale a um acréscimo de 2,1% frente a 2009. Em seguida, Sudeste, Nordeste e Norte têm safras esperadas de 16,5 milhões, 13,9 milhões e 3,9 milhões de toneladas, respectivamente.