O IBGE divulgou ontem a taxa média de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país referente ao mês de dezembro, que apresentou um resultado de 4,8%, contra 6,2% registrado em novembro de 2000. O cálculo do IBGE é feito pela taxa de desemprego aberto, ou seja, a relação entre o número de pessoas desocupadas (procurando trabalho) e a população economicamente ativa.
Os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego de dezembro revelam queda na taxa de desemprego nas seis regiões pesquisadas em relação a novembro do ano passado. A maior variação ocorreu em Salvador, de 9,2% para 7,5%, e a menor foi verificada em Recife, de 6,9% para 6,3%. Dentre os diversos setores de atividade, o destaque ficou para o comércio, que reduziu, de novembro para dezembro de 2000, a taxa de desemprego de 6,4% para 4,4%.
Segundo a pesquisa, realizada em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, a taxa média de desemprego de 2000 ficou em 7,1%, abaixo do resultado do ano anterior, quando registrou 7,6%. O número médio de pessoas ocupadas aumentou 4,3% em 2000, em relação a 1999, registrando aumento em todos os setores de atividade e categorias de ocupação, com destaque para o comércio (5,6%) e trabalhadores sem carteira assinada (8,8%).