Hungria quer dívida pública denominada em moeda local e não em euro

A declaração foi uma reação à desvalorização do florim húngaro na ultima quinta-feira, depois que o banco nacional da Suíça elevou a taxa de câmbio do franco suíço em relação ao euro

Estadão Conteúdo

Publicidade

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, afirmou que a dívida pública do país, que é majoritariamente denominada em euro, deve tornar-se progressivamente denominada em florim húngaro. Em entrevista neste domingo, o premiê disse que “seria melhor para o país ter a menor proporção possível da dívida pública baseada em moeda estrangeira. “Nós gostaríamos de continuar a diminuir essa proporção”, completou.

A declaração foi uma reação à desvalorização do florim húngaro na ultima quinta-feira, depois que o banco nacional da Suíça elevou a taxa de câmbio do franco suíço em relação ao euro.

Ainda de acordo com o primeiro-ministro, o governo do país pretende informar aos seus cidadãos toda vez que precisar renovar dívidas em moedas estrangeiras que estejam prestes a vencer. Ao final de setembro de 2014, a dívida pública da Hungria correspondia a 80,3% do Produto Interno Bruto, segundo dados do Banco Central.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na esteira do fortalecimento do franco suíço contra o florim húngaro, o premiê elogiou a decisão do governo e o banco central de fixar a taxa de câmbio sobre os empréstimos hipotecários em moeda estrangeira. Este esquema ajudou a aliviar os riscos relacionados ao franco suíço em empréstimos de varejo na Hungria. Fonte: Dow Jones Newswires.