Hong Kong e Egito engrossam a lista de suspensão à importação de carne brasileira

A Coreia do Sul, por sua vez, voltou atrás e retomou hoje as compras de carne de frango

Paula Barra

Bandeja de carne vermelha (Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Hong Kong e Egito engrossaram nesta terça-feira (21) a lista dos países que suspenderam a importação de carne brasileira, após a operação “Carne Fraca” da Polícia Federal levantar questões sobre a segurança da indústria de carne do País. A Coreia do Sul, por sua vez, voltou atrás e retomou hoje as compras de carne de frango. O país asiático, no entanto, decidiu intensificar a fiscalização do produto brasileiro.  

A decisão de Hong Kong acontece menos de 24 horas depois dos anúncios de União Europeia (UE) e China. “Tendo em vista que a qualidade da carne exportada do Brasil é questionada, por prudência, o Centro de Segurança Alimentar suspendeu temporariamente a importação de carnes congeladas e refrigeradas e carne de aves do Brasil com efeito imediato”, informou a agência de Hong Kong em comunicado.

Sobre o Egito aos informações ainda não são oficiais. Conforme informa o Valor, o país árabe – o 3° maior importador brasileiro – decidiu interromper as importações até que o Brasil envie informações oficiais e esclareça as irregularidades investigadas pela operação, afirmou uma fonte da indústria ao jornal.  

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que Hong Kong corresponde a cerca de 16% da exportação de carne bovina e 6% da exportação de carne de frango do Brasil. 

Tanto a JBS quanto a BRF têm negado a venda de carne ruim ou de subornar funcionários.